Latest News

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

SARAMAGO NA PORTO EDITORA


COMUNICADO FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO

José Saramago deixou-nos um legado extraordinário. A par de uma vastíssima obra literária de singular importância para a promoção universal da literatura portuguesa, José Saramago afirmou-se como um pensador com um quadro ético e moral inabalável, sempre preocupado em contribuir para uma sociedade cultural mais desenvolvida e socialmente mais justa.
Este legado exige uma dedicação permanente e um trabalho contínuo no sentido de o preservar, divulgar, levar ao conhecimento de cada vez mais pessoas. Enfim, de o perpetuar. Esta é a missão das herdeiras de José Saramago.
Hoje perspetiva-se o futuro. E esse futuro será construído com um novo parceiro editorial: a Porto Editora.
As herdeiras de José Saramago escolheram a Porto Editora para editar e distribuir a obra literária de José Saramago em Portugal e nos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (à exceção do Brasil).
Ao mesmo tempo, a Fundação José Saramago e a Porto Editora vão definir estratégias conjuntas de divulgação da obra do escritor em todo o mundo, com especial atenção à comunidade lusófona. Para além do facto de a Porto Editora ser uma empresa totalmente portuguesa que se dedica ao livro desde a sua fundação, pesaram nesta escolha duas razões de particular significado afetivo: a de o Prémio Literário José Saramago, que desde 1999 distingue jovens escritores de língua portuguesa, ser promovido pela Fundação Círculo de Leitores (que integra o Grupo Porto Editora desde 2010); e o impulso que o Círculo de Leitores deu à carreira literária de José Saramago com a edição do livro Viagem a Portugal (1981), que veio a permitir que se dedicasse a tempo inteiro à escrita.
O futuro já está escrito, saibamos ter a ciência necessária para o ler.
A terminar, gostaríamos de expressar o nosso agradecimento a todas as editoras que nestes dias manifestaram o seu interesse em publicar os livros de José Saramago, demonstrando assim não apenas o valor da sua obra mas também o carinho e o respeito que o autor concita.
Fundação José Saramago
Pilar del Río
Violante Saramago Matos

Sem comentários:

Recent

Random