Latest News

sexta-feira, 6 de março de 2015

Correntes 2015: A festa do livro vai começar

Correntes d`Escritas: a festa do livro vai começar


De 25 a 28 de Fevereiro, a Póvoa de Varzim recebe a 16ª edição de um dos mais importantes encontros de literatura do país. O Cineteatro Garrett, recentemente remodelado, dará os seus palcos aos mais importantes acontecimentos das Correntes. Como é habitual, o Hotel Áxis Vermar, o Diana Bar e o Instituto Cervantes, em Lisboa, receberão várias actividades. As escolas continuarão a ser locais privilegiados para o contacto entre autores e alunos. Desde o centro à periferia, a literatura será o motivo das atenções dos muitos leitores que todos os anos visitam a cidade. Como é tradição, o Diário Digital acompanhará as actividades desde o primeiro até ao último dia.

Apesar de começarem no dia 25, logo pelas 11 horas da manhã com um passeio literário (“três vozes transeuntes nas ruas da Poesia”), a abertura oficial acontece no dia 26, à mesma hora, com o anúncio dos vencedores dos Prémios Literários 2015, no Casino da Póvoa. A Conferência de Abertura será da autoria de Guilherme d`Oliveira Martins, com o tema “Quem tem medo da Cultura?”, no Cineteatro Garrett.
As Correntes habituaram os devotos da literatura a conversas, apresentações de livros, debates, documentários, à sua própria feira do livro e  à qualidade dos intervenientes.
As “Mesas”, nas Correntes d`Escritas, conjugam a presença de diferentes gerações de alguns dos melhores escritores de língua portuguesa:
Gonçalo M. Tavares (Mesa 7, dia 28), Afonso Cruz (Mesa 5, dia 27), Bruno Vieira Amaral (Mesa 5), Paulo José Miranda (Mesa 6, dia 26) e Manuel Jorge Marmelo (Mesa 2, dia 27) são alguns dos participantes mais lidos de uma geração que irá partilhar os espaços e as palavras com Eduardo Lourenço (Mesa 1, dia 26), Germano de Almeida (Mesa 2, dia 27),  João de Melo (Mesa 5, dia 27), ou Mário Cláudio (Mesa 7, dia 28).
programa contempla várias apresentações de livros:
Destaque-se a apresentação de “Cavaleiro Andante” (no dia 26), de Almeida Faria, o autor homenageado desta edição, e “Desamparo” (no dia 27), de Inês Pedrosa. O Diário Digital estará a assistir para vos contar como foi.
Também o escritor cubano Leonardo Padura e Jorge Franco, escritor colombiano vencedor do Prémio Alfaguara 2014, apresentarão “Hereges” (Porto Editora) e “O Mundo de Fora” (Alfaguara), respectivamente. O Diário Digital entrevistará os dois autores.
Carlos Castán apresentará “Má Luz”, livro que estará, brevemente, em destaque no Diário Digital.
O encontro na Póvoa de Varzim encerrará no dia 28, com a entrega dos prémios literários.

Sem comentários:

Recent

Random