Latest News

sábado, 22 de outubro de 2016

FOLIO: João Fazenda recebe o Prémio Nacional de Ilustração




João Fazenda recebeu o Prémio Nacional de Ilustração durante o Fólio - Festival Internacional de Óbidos. «Dança» (Pato Lógico), editado em 2015, foi o livro premiado pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
A Galeria NovaOgiva, onde decorria a "PIM! II Mostra de Ilustração para Imaginar o Mundo", foi o local escolhido para a cerimónia.
Miguel Honrado, Secretário-Geral da Cultura, entregou o prémio de vencedor a João Fazenda, por "Dança" (Pato Lógico), e a "Menção Honrosa" a Yara Kono, pelo livro "Gato Procura-se" (Caminho). Bernardo de Carvalho, distinguido com "Menção Honrosa" por "Verdade?!" (Pato Lógico), não esteve presente na cerimónia.
No discurso de abertura, Humberto da Silva Marques, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, começou por dizer que "a cultura não é apenas uma matéria de contemplação e nostalgia, mas que é verdadeiramente o motor de uma qualquer economia." E defendeu a existência de um evento como o Fólio ao afirmar que "a cultura pode ser um verdadeiro motor de desenvolvimento económico de territórios de baixa densidade, com efeito de contaminação em sectores clássicos como a indústria e a agricultura".
Sendo a segunda vez que o Prémio Nacional de Ilustração é entregue no Fólio, é vontade de Humberto da Silva Marques e de Silvestre Lacerda, Secretário-Geral da DGLAB, que seja o começo de uma nova tradição.
Numa breve declaração, o Secretário-Geral da Cultura afirmou que "o Fólio, apesar da sua pouca idade, já é uma referência em termos nacionais. O Festival de Óbidos tem sido um exemplo bastante importante na valorização do território".
Jutta Bauer, autora convidada a participar no Fólio, esteve presente na cerimónia. A "Nobel" da literatura infantil confessou sentir-se desconfortável perante o olhar do público. Preferia que olhassem para as ilustrações. E eram muitas. A exposição "PIM! II Mostra de Ilustração para Imaginar o Mundo" contou com as colaborações de ilustradores como Ana Biscaia, André Neves, Marta Torrão, Paulo Galindro, Rachel Caiano, Yara Kono, Bernardo Carvalho, João Fazenda e muitos outros.



O ilustrador lisboeta nascido em 1979 soma o Prémio Nacional de Ilustração (20ª edição), no valor de 5.000 euros, a prémios como "Melhor Livro de banda desenhada português - Festival Internacional de BD da Amadora (2000) ", "Awards of Excelence  –  Society of News Design (USA, 2002,2003, 2006 e 2008), e a o "Grande Prémio Stuart de Desenho de Imprensa", para a melhor ilustração da imprensa portuguesa.
João Fazenda terá ainda o apoio de 1500 euros para a participação na "Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha" . O seu trabalho pode ser consultado em www.joaofazenda.com

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=843696

Sem comentários:

Recent

Random