Latest News

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Shot #5: " Se Esta Rua Falasse", de James Baldwin





“Se Esta Rua Falasse” (Alfaguara) é um manifesto adaptado à ficção. Publicado pela primeira vez em 1974, este romance demonstra a vontade de um autor em não separar o activismo social e político da produção romanesca. Fonny e Tish, dois jovens negros de Harlem, conhecem-se desde pequenos, tornam-se namorados e decidem casar. Quando Fonny é preso por alegadamente ter violado uma rapariga porto-riquenha, Tish está grávida de algumas semanas. Ambos sentem, de forma muito distinta, o tempo passar. Enquanto o corpo de Fonny emagrece e é espancado na prisão, por resistir à violação, o físico de Tish altera-se devido à gravidez. Fonny luta para se manter vivo; Tish prepara-se para dar à luz o filho de ambos. Ela luta, juntamente com as respectivas famílias, para clarificar a inocência de Fonny. No entanto, a sociedade e a justiça são diferentes para quem é negro.
Para se passar incólume, é preciso ser preto de alguém. E Fonny não era preto de ninguém.
“Devemos ser o preto de alguém. E. se não formos o preto de alguém, somos um mau preto; e foi isso que os polícias decidiram que o Fonny era (…)”
(Esta afirmação de Tish, que narra a história de ambos, é o cerne de “I am not your negro”, documentário em que Baldwin participou como roteirista).
Os “underdogs” estarão sempre presos nessa condição. É a própria burocracia e a própria escassez de oportunidades que empurram o negro para uma situação irresolúvel. Onde para o branco há uma saída, para o negro há um muro.
“Se Esta Rua Falasse” é uma acutilante crítica social, tão própria de James Baldwin, dotada de personagens complexas, empáticas, com riqueza mais do que suficiente para transformar um manifesto numa belíssima história de amor e resiliência.
O quinto romance mostra o nova-iorquino James Baldwin (1924-1987) no seu melhor.


ISBN: 978989665646
1Edição ou reimpressão: 09-2018
Editor: Alfaguara Portugal
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 233 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Preço: 16,90













Sem comentários:

Recent

Random